Mitos e Verdades Sobre Colesterol

por Jill Nienhiser, o original está aqui. 

Tradução por Daniel Castro.

Resultado de imagem para cholesterol

Mitos e Verdades

MITO: Pessoas com colesterol alto são mais suscetíveis à ataques cardíacos.
VERDADE: Homens jovens e de meia idade com níveis de colesterol acima de 350 têm um risco ligeiramente elevado de ataques cardíacos. Aqueles que têm níveis de colesterol abaixo de 350 não têm um risco maior do aqueles cujo colesterol é muito baixo. Para homens idosos e mulheres de todas as idades, um colesterol alto é associado a uma vida mais longa.

MITO: Colesterol e gorduras saturadas entopem artérias.
VERDADE: Há muito pouco colesterol ou gorduras saturadas nas placas ou obstruções arteriais. A maioria do material é um depósito de cálcio parecido com cal e a maioria dos ácidos graxos são insaturados.

MITO: Comer alimentos ricos em gordura saturada e colesterol aumentam os níveis de colesterol e torna as pessoas mais suscetíveis a doenças cardíacas.
VERDADE: Muitos estudos não demonstram correlação entre dieta e níveis de colesterol não há evidências de que tais alimentos contribuam para doenças cardíacas. Conforme americanos cortaram tais alimentos de suas dietas, os índices de doenças cardíacas aumentaram.

MITO: Drogas que abaixam o colesterol salvaram muitas vidas.
VERDADE: Nas duas pesquisas mais recentes, envolvendo mais de 10.000 pacientes, tais drogas não demonstraram qualquer melhora nos resultados.

MITO: Países que tem um alto consumo de gorduras animais e colesterol têm índices maiores de doenças cardíacas.
VERDADE: Existem muitas exceções a esta observação, como a França e a Espanha. Além disto, uma associação (chamada de “fator de risco”) não é o mesmo que uma causa. Em países ricos onde pessoas comem muitas comidas animais, existem muitos outros fatores que podem contribuir com para doenças cardíacas.

Perigos das Estatinas

Drogas modernas para abaixar os níveis de colesterol agem inibindo uma enzima (HMG-CoA redutase) necessária para a formação do colesterol no fígado. Estes inibidores de HMG-CoA redutase, chamados de estatinas, são vendidos como Lipitor, Mevacor, Pravacol, Zocor etc..

FRAQUEZA e PERDAS MUSCULARES: Este é o efeito colateral mais comum das estatinas, ocorrendo em até um de cada três usuários. Dores musculares, dores lombares, dores nos calcanhares, fraqueza e lentidão na fala são resultados da interferência das estatinas na produção da Coenzima Q10 (Co-Q10), necessária para a função muscular. Estes efeitos colaterais são mais comuns em pessoas ativas e podem não aparecer até cercar de 3 anos após o início do tratamento.

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: Índices de insuficiência cardíaca dobraram desde o advento das estatinas. O coração é um músculo que depende de um suprimento suficiente de Co-Q10.

POLINEUROPATIA: Formigamento e dores nas mãos e pés e dificuldades para andar ocorrem frequentemente naqueles que tomam estatinas, problemas geralmente atribuídos a “idade avançada” ao invés da droga.

DECLÍNIO COGNITIVO: Muitos pacientes informaram sobre perda de memória e neblina cerebral, incluindo amnésia global total (episódios de perda completa da memória). As implicações para pilotos e motoristas de carros e caminhões são profundas.

CÂNCER: Em todos os estudos com roedores até hoje, estatinas causaram câncer. A maioria dos estudos com humanos não foram longos o suficiente para detectar aumento nos índices de câncer, mas em um estudo, os índices de câncer de mama daqueles que tomavam estatinas foram 1.500% maiores do que o do grupo de controle.

DEPRESSÃO: Diversos estudos ligaram colesterol baixo com depressão.

Se não é Colesterol, o que Causa Doenças Cardíacas?

Muitos cientistas criaram teorias válidas para a epidemia de doenças cardíacas nas sociedades ocidentais. Elas incluem:

DEFICIÊNCIA DE VITAMINAS A e D: Nos anos 1930, Weston A. Price, PPS, observou que os índices de ataques cardíacos aumentaram durante períodos em que níveis destas vitaminas lipossolúveis na manteiga local caíram.

DEFICIÊNCIA DE VITAMINS B6, B12 e ÁCIDO FÓLICO: Kilmer McCully, MD, PhD, demonstrou que estas deficiências levam a níveis elevados de homocisteína, um marcado para doenças cardíacas.

ÁCIDOS GRAXOS TRANS: Fred Kummerow, PhD, e muitos outros ligaram doenças cardíacas a substituição de gorduras saturadas por gorduras trans; gorduras saturadas na verdade protegem contra doenças cardíacas de diversos modos.

DEFICIÊNCIAS MINERAIS: Deficiências de magnésio, cobre e vanádio foram ligadas a doenças cardíacas.

PASTEURIZAÇÃO DO LEITE: J.C. Annand, um pesquisador britânico, observou um aumento em doenças cardíacas em distritos que implementaram a pasteurização comparados àqueles onde o leite ainda era vendido não pasteurizado.

STRESS: Doenças cardíacas ocorrem após um período de stress, que exaurem o corpo de muitos nutrientes.

Infelizmente, pouco dinheiro para pesquisas é disponível para pesquisadores que estudam tais teorias; a maioria das pesquisas sobre doenças cardíacas é financiada através do National Heart, Lung, and Blood Institute, (NT.: Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue) que está firmemente comprometido com a hipótese falha de que colesterol e gordura saturada causam doenças cardíacas.

Os Diversos Papéis Vitais do Colesterol

  • Colesterol é produzido por quase todas as células do corpo.
  • Colesterol torna as membranas celulares impermeáveis de modo que possa haver uma química diferente dentro e fora da célula.
  • Colesterol é a substância reparadora da natureza, usada para curar ferimentos, incluindo desgastes e irritações nas artérias.
  • Muitos hormônios importantes são feitos de colesterol, incluindo hormônios que regulam o metabolismo de minerais e do açúcar no sangue, hormônios que nos ajudam a lidar com stress, e todos os hormônios sexuais, como testosterona, estrogênio e progesterona.
  • Colesterol é vital para o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.
  • Colesterol nos protege contra depressão; ele tem um papel na utilização da serotonina, o composto que nos faz sentirmos bem.
  • Os sais biliares, usados para a digestão de gorduras, são feitos de colesterol.
  • Colesterol é o precursor da vitamina D, que é formada pela ação de raios ultravioletas (UV-B) no colesterol da pele.
  • Colesterol é um poderoso antioxidante que nos protege contra radicais livres e assim sendo contra o câncer.
  • Colesterol, especialmente o LDL (chamado de colesterol ruim), ajuda a lutar contra infecções.

Como Evitar Doenças Cardíacas

  • Não se preocupe sobre seu colesterol—o stress de preocupações desnecessárias pode contribuir para doenças cardíacas.
  • Não tome drogas para abaixar o colesterol— elas contribuem para falhas cardíacas.
  • Evite comidas processadas, especialmente comidas contendo óleos vegetais e gorduras trans.
  • Coma a carne, gordura e órgãos de animais alimentados com grama.
  • Coma bastante comidas do mar selvagens.
  • Não consuma proteína em pó, carnes magras, claras de ovos sem a gema ou leite desnatado. Dietas com muita proteína sem os nutrientes presentes em gorduras animais podem exaurir as reservas de vitamina A, levando a doenças cardíacas.
  • Coma fígado pelo menos uma vez por semana para garantir níveis adequados de vitamina B12, vitamina B6, ácido fólico (NT.: vitamina B9), ferro e cobre.
  • Tome óleo de fígado de bacalhau e consuma bastante manteiga cujo leite vem de vacas alimentas com grama para garantir níveis adequados de A, D e K.
  • Mantenha um peso saudável— nem muito pesado nem muito magricela.
  • Faça exercícios moderados ao ar livre.
  • Não fume; evite exposições à toxinas ambientais. (NT.: Para uma visão alternativa, leia aqui, ou em inglês, aqui.)

Fontes e Mais Informações

The Cholesterol Myths by Uffe Ravnskov, MD, PhD
www.ravnskov.nu/cholesterol.htm
www.westonaprice.org/modern-diseases

Anúncios
Esse post foi publicado em Nutrição, Saúde e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s