O Maior Benefício dos Cocos

por Daniel Castro.

Imagem relacionada

Dizem que há um coqueiro nessa foto.

Caçadores e Coletores

O livro The World Until Yesterday, de Jared Diamond (ma, traz ao seu leitor um portal para o passado paleolítico da humanidade. O autor, um ornitólogo, passou décadas estudando pássaros em Nova Guiné, e de tabela conheceu muitos povos que são uma cápsula do tempo para nosso próprio passado caçador e coletor.

Papua

Isso te assustaria?

Estes povos obviamente não tinham facilidades modernas como água encanada, luz elétrica, internet, ou até mesmo coisas mais simples, como ferramentas de metal ou papel. Ou supermercados. Assim sendo, tinham de conquistar constantemente sua própria comida, através da caça, pesca e coleta. E precisavam também saber que plantas eram comestíveis, e quais não eram. Ou o que fazer para tornar uma planta não comestível, comestível. Como fazer um fogo controlado para preparar um porco (pois também não tinham fogões). A subir em árvores para coletar frutas com segurança. Também não tinham uma profissão especializada em segurança, então precisam sempre ficar alertas contra ataques de tribos vizinhas. E por aí vai.

Disfunção Evolutiva

O leitor mais atento já percebeu que povos da idade da pedra não tinham conveniências. Isto pode parecer terrível para um ser humano ocidental do século XXI, mas é assim que a humanidade viveu por quase toda sua história. E o corolário dessa constatação é que o ser humano é adaptado a não ter conveniências. Fomos feitos para usar nosso cérebro, resolver problemasconquistar. E não para termos tudo em mãos, comida fácil, informação fácil, sexo fácil, tudo fácil.

A depressão, desânimo, obesidade, niilismo, falta de perspectiva, hedonismo, preguiça mental e outros males modernos provavelmente são causadas em grande parte por conta dessa facilidade generalizada em conseguir tudo que queremos (e as redes sociais potencializam isso ao máximo, com likes gerando um vício em descargas de dopamina e gratificação instantânea. Leia o livro The Shallows, de Nicholas Carr, para mais informações a respeito). Conforme Ludvig Sunström explica em seu livro Breaking Out Of Homeostasis, isto é uma disfunção evolutiva. Repito: não fomos feitos para termos tantas facilidades, e nossa mente não aceitará isso sem cobrar um preço, seja depressão, hedonismo ou qualquer dos outros males citados acima.

Apenas como um aparte, este mesmo livro cita a história de Jakob Walter, um soldado do exército de Napoleão Bonaparte, quando a França invadiu a Rússia. De 650.000 soldados, somente 100.000 voltaram vivos. Walter foi roubado 4 vezes, teve de comer seu cavalo para sobreviver, e durante batalhas tinha de desviar de balas de canhão. Sofreu com infestações de piolhos e diarreia. E sempre seguiu em frente, sem esmorecer. Por que? Porque é para isso que fomos feitos. Para a adversidade, para a luta, tempos difíceis, para caçar mamutes de 13 toneladas, com presas de até 5 metros, para navegar ao redor do mundo em naus podres, no meio de tempestades e sofrendo de escorbuto.

O Deplorável Homem Moderno

Enquanto isso nós vivemos numa era em que a maior preocupação dos homens é passar perfume em suas barbas, fazer o cabelinho da moda, botar uma roupinha também da moda, ou ler um site para homens editado por um feministo (Leitores atentos sabem de que estou falando).

Resultado de imagem

O homem moderno. Eu culpo os supermercados.

Mesmo entre homens mais esclarecidos, a comodidade do mundo moderno cobra um preço, poucos homens hoje em dia reconhecem a onipresença da violência, porque ela passa por muitos intermediários, e falsamente pensam ser pessoas pacíficas. A violência moderna acontece por procuração, a polícia, a justiça, o estado são os meios do homem moderno ser violento e ao mesmo tempo pensar ser não violento. E mais uma vez, essa comodidade cobra um preço. Perdemos a capacidade de nos defendermos por conta própria e caímos na passividade. Como fazer para sairmos dessa espiral descendente de passividade, barbas cheirosas e 30% de gordura corporal? E o que o coco tem a ver com isso tudo? O autor confundiu o título com outro artigo que estava escrevendo?

Resultado de imagem para bikini women coconut

Limpeza de Vistas

Cocos, Finalmente

Estou satisfeito que você tenha perguntado. Afinal o texto supostamente é sobre cocos e seus benefícios à saúde, certo? Vou listar alguns benefícios à saúde dos cocos, retirados daqui:

Formas mais saudáveis do coco


Coco branco (polpa):
A polpa do coco é repleta de flavonóides, nutrientes que combatem doenças cardíacas, evitam formação de tumores, têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória, além de estimular a produção de enzimas que melhoram imunidade e combatem substâncias cancerígenas. “O coco também é rico em carboidratos que ajudam a repôr energia perdida com, por exemplo, o consumo de álcool”, destaca Kely.

Água de coco: De acordo com a Dra. Anete Mecenas, nutricionista responsável pelo Espaço de Nutrição Anete Mecenas, a água de coco é excelente fonte de sódio e potássio, o que a torna uma potente aliada para manter a hidratação do corpo e prevenir cãibras. “Outros minerais são encontrados na água de coco, tais como: cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro, são fontes de vitaminas quantidade como as do complexo B (B1, B2 e B5), A e C – que conferem ao coco propriedade antioxidante”.

Óleo de coco: Também fortalece o sistema imunológico, melhora o funcionamento da tireoide, aumenta a disposição e a queima de gorduras. Ele tem uma potente capacidade hidratante quando aplicado na pele ou nos fios dos cabelos, por isso é um ingrediente básico de vários produtos de beleza, como loções e cremes. No preparo de alimentos, a iguaria é a melhor alternativa, pois é muito estável e não altera sua estrutura química quando exposta a altas temperaturas, continuando saudável durante o cozimento dos pratos.

Leite de coco: Segundo a Dra. Anete, o leite de coco é fonte de vitamina A e E, e minerais como potássio e cálcio. Além disso, é excelente fonte do ácido graxo láurico que atua fortalecendo a imunidade. O produto também é uma alternativa livre de lactose para aqueles que são intolerantes ou alérgicos ao leite animal. A bebida é vegetariana e não tem soja ou glúten.

Mas o maior benefício dos cocos não é nenhum destes. O maior benefícios dos cocos é comprá-los (ou coletá-los, se existir um coqueiro próximo) sem as ferramentas para abri-lo. Deste modo, você terá de descobrir por conta própria como abri-lo. O coco (seja seco ou verde) é praticamente a única comida moderna que apresenta um nível de dificuldade razoável antes de ser degustado. Sua água fica ainda mais gostosa quando você batalha com ele para abri-lo, a satisfação é simplesmente fantástica. Ao abrir cocos usando sua inteligência e determinação você estará dando um pequeno passo em direção ao que você foi feito para ser, e estará cometendo um pequeno protesto contra a degeneração do ser humano moderno.

Então use essa pequena vitória para se tornar uma máquina, e feliz abertura de cocos.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Desenvolvimento pessoal, Motivação, Nutrição e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O Maior Benefício dos Cocos

  1. Hércules disse:

    Gosto muito dos textos da sua autoria Daniel, devia postar mais. E volta com a séria pensamentos aleatórios, era muito maneira.

    Ótimo texto, parabéns amigo.

    • Daniel Castro disse:

      Postei uns pensamentos aleatórios aqui: https://nuvemdegiz.wordpress.com/2017/12/22/pensamentos-aleatorios-8/

      Obrigado pelas palavras de incentivo, você bem sabe o quão difícil é escrever bem. Estou há um bom tempo tentando escrever uma resenha do livro Ghosts of Cannae e planejo também uma breve introdução à teoria do dinheiro, com comparações entre moedas metálicas, fiduciárias e criptos. Quando saírem eu te aviso.

      Daniel.

      Em tempo: Comecei a ler o livro Mentes Perigosas, por indicação sua. Espero que você também faça mais resenhas, elas sempre são bem vindas. E ainda preciso resenhar o Dinosaur Training que te prometi…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s