Pensamentos Aleatórios 9

por Daniel Castro

Resultado de imagem para o pensador

Numa conversa que tive recentemente com o autor, advogado e tradutor Quintus Curtius, fui relembrado que seus escritos (e de autores como Cicero) são a respeito de caráter, primeiro e acima de tudo o mais. Isto me levou a pensar em…

Por que há tanta tristeza, depressão e vazio no mundo de hoje? Talvez apenas parece que tais coisas existem em abundância, pois estamos sempre bombardeados com notícias e histórias a esse respeito. Mas creio que a depressão realmente é uma epidemia, por assim dizer, dos século XXI. No meu texto sobre a depressão, eu indiquei vários desses fatores. Eu direi aqui que continuei a ter insônia mesmo por longos períodos após minha recuperação, que pode estar ligada a outros fatores, como excesso de luminosidade noturna, principalmente. Mas de modo geral os piores tipos de pensamento de pessoas depressivas foram de ubíquos até cessarem completamente.

Respondendo à pergunta, que fiz acima, além do que eu já delineara no texto supracitado, creio que boa parte da tristeza, depressão e vazio afetando pessoas no mundo de hoje é causado pela mentalidade de tratar coisas não autotélicas como se elas assim fossem. Ou seja, coisas que servem a um dado propósito, são tratadas como se fossem o próprio fim.

Como por exemplo, o sexo, uma atividade prazeirosa que tem o fim biológico da reprodução, deveria advir da constituição de famílias nucleares, mas é tratado como o fim em si mesmo, devido ao hedonismo desenfreado. São realmente os homossexuais gays (ou seja, felizes, no sentido original do termo), ou tudo não passa de mais um termo de nossa novilíngua?

A popularidade, que deveria ser um indicador de uma pessoa com grandes qualidades, mas se torna um fim em si mesmo (veja quantas subcelebridades procuram 15 minutos de fama, sem acrescentar nada de positivo à sua vida). Como disse Nick Krauser no texto linkado acima:

Consider Robbie Williams. He can’t sing, can’t dance, doesn’t write his material, and is basically talentless. He does have good looks and charisma so combine that with a fortuitous chain of events and suddenly he’s a superstar singing on stage in front of 20,000 adoring fans in RobbieFest, about 2/3s of whom are young nubile women, many of them pretty. Is that good?

Ou a comida, que é algo que existe para nos nutrir, mas usamos para narcotizar o paladar, com glutamatos monossódicos, adoçantes, açúcar em quantidade cada vez maior, enquanto coisas nutritivas como fígado e chucrute só fazem narizes torcidos.

E o dinheiro, que assim como a popularidade é (deveria ser) a marca de pessoas que pensam no futuro, se precavem, e procuram ter uma vida tranquila, se transforma no próprio fim, numa corrida sem fim para se ter o brinquedo mais reluzente da cidade (lembram-se da música Camaro Amarelo?)

A estética, que considero um indicador da saúde, um modo de demonstrá-la, por assim dizer, também é corrompida, e as pessoas buscam maquiagens, roupas, perfumes e assim por diante, enquanto apodrecem por dentro, fisica, mental e espiritualmente.

Tenho certeza que podem haver mais casos desse fenômeno, que causa uma dissonância cognitiva permanente, e creio eu uma infelicidade profunda nos híbridos hamster-humanos que caem nesse erro. Sendo humano, eu, e creio que praticamente todos seres humanos da atualidade sofrem de algum grau deste problema.

Mangustos e Najas são inimigos naturais, sempre brigando e tentando se matar uns aos outros (geralmente o mangusto leva a melhor). Najas são seres perigosíssimos, com veneno mortal. Mas mangustos também não são flor que se cheire, talvez menos perigosos, mas ainda assim bem perigosos, e irascíveis.

Agora imagine se existisse uma Naja e um Mangusto proverbiais, batalhando ferozmente pelo controle da civilização, você preferiria adotar o mangusto como se fosse um fiel cão vira lata, apenas por representar um perigo menor do que a Naja?

I Hoppe not.

Anúncios
Esse post foi publicado em Miscelânea e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s