Milho não é salada

por Mark Sisson, o original está aqui.

Tradução por Daniel Castro
Ah, the romance of farming...
Recentemente houve um artigo recente na seção Diet & Nutrition escrita por Annie B. Ela conta que no Mercado de Boston ouviu duas senhoritas bem intencionadas pedir o “prato com salada saudável”, de purê de batatas, milho e macarrão com queijo. Hmm.

Ficamos um pouco preocupados de alguém pensar que tal refeição era “salada”. Batatas, talvez. Mas macaroni e queijo definitivamente não. É gordura (queijo processado) e amido refinado (massa branca). Mas o pior é o milho.

Amigos, milho não é salada. Não é. Ficamos perplexos quando o milho entrou no léxico americano assim, porque ele é um grão – e um grão realmente insalutar além de tudo. O milho é o grão mais cheio de açúcar, amido e vazio de nutrientes que existe. Até arroz branco é melhor – seriamente. (Não que recomendemos que você coma muito arroz branco, porque o integral tem mais fibra e proteína (NT.: por outro lado o arroz integral tem mais anti-nutrientes.)

De fato, odiamos milho. Agora, não estamos falando da espiga ocasional no churrasco de família. Provavelmente esta não vai machucar ninguém. Mas milho não deve ser usado como salada no seu prato, porque ele é uma festa de açúcar. Resumindo: milho não é salada, é um grão inútil.

E milagrosamente, ele forma a base da dieta ocidental.

A coisa mais enlouquecedora de tudo isso é que o milho é ingrediente número 1 de quase todas as comidas processadas e fritas. Como, você pergunta? Bem, temos um monte de milho sobrando todo ano (principalmente porque o governo ainda subsidia os fazendeiros de milho). O que fazer? Algumas décadas atrás, pessoas descobriram que transformar milho em óleo era realmente barato e lucrativo. E daí que o óleo de milho é horrível para cozinhar: gorduras trans, e nada de Omega-3’s! Mesmo assim o óleo de milho, e seu gêmeo trans, o óleo de milho hidrogenado, estão em tudo. Tome por exemplo qualquer comida nos meios do supermercado local. Sim, óleo de milho. E se não tiver óleo de milho, terá xarope de milho. Às vezes ambos.

Pior ainda é a situação do adoçante. Xarope de milho com alto teor de frutose é realmente barato, o que é bom para os produtores. E é mais doce que o açúcar. Que produtor de comida iria dizer não a isso? Eles não irão – a menos que você deixe de consumir seus produtos.

O xarope é usado em refrigerantes, bebidas isotônicas, comidas de crianças, doces e cereias matinais, para citar apenas alguns itens. O lobby do xarope tem um website bem colorido (sobre o qual não temos nada de bom a dizer sobre) que faz um estardalhaço sobre o quão nutritivo o xarope de milho é, e como ele é a base da Dieta Americana. Seriamente, isto é algo a se vangloriar? Com a diabetes transformada em epidemia fora de controle, e o xarope de milho estourando as medidas máximas antigas de resposta de secreção de insulina?

Talvez o lobby do xarope de milho viva em nos EUA alternativos onde pizzas, Lucky Charms, Pop Tarts e Pepsi produziram legiões de indivíduos energéticos, felizes, magros e musculosos. Você pode checar seu site de “fatos” aqui.

Ondas de grãos…

Anúncios
Esse post foi publicado em Nutrição, Saúde e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Milho não é salada

  1. Milho é tipo a soja. Tem tanto, mas tanto, que as pessoas não sabem mais onde enfiar. Por isso tem leite de soja, farofa de soja, bife de soja, doce (!) de soja, snack de soja. O pessoal que consome só esquece que isso não é comida.

    • Daniel Castro disse:

      Essa de doce de soja eu não sabia. Tanto o milho quanto a soja vão te debilitando aos poucos, além do que seu uso é tão difundido que não temos mais a base de seres humanos realmente saudáveis para compararmos, e acabamos pensando que viver doentes é o normal.

  2. Jose Henrique disse:

    Milho é tipo a soja. Tem tanto, mas tanto, que as pessoas não sabem mais onde enfiar. Por isso tem leite de soja, farofa de soja, bife de soja, doce (!) de soja, snack de soja. O pessoal que consome só esquece que isso não é comida. (Parece que meu comentário não aparece)

    • Daniel Castro disse:

      Provalvelmente esse comentário não havia aparecido por você ter usado um e-mail novo, sempre que alguém comenta pela primeira vez o comentário deve se aprovado por mim antes de aparecer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s