Pensamentos Aleatórios 6

por Daniel Castro. A parte 5 está aqui.

 

 

Uma parte do estilo de vida saudável pouco conhecida é a que trata da flora gastrointestinal. Quais os tipos de bactérias estão presentes no seu estômago e intestinos afetam diversas partes de seu corpo, incluindo até mesmo seu estado mental. Neste quesito, os produtos fermentados como iogurte, kefir e outros são fontes dos chamados lactobacilos, bactérias benéficas à flora intestinal. Uma alternativa barata e simples de fazer em casa é o chucrute, tradicional comida alemã.

Esta postagem explica como fazê-lo, e descobri por conta própria por que ele recomenda o repolho verde, em detrimento do roxo. O chucrute de repolho roxo fica bastante duro, o de repolho verde é muito mais agradável de ser comido.

Em outras notícias sobre a vitamina D, um estudo indica que o sol do meio dia é mais favorável à produção deste hormônio do que o começo da manhã ou fim da tarde. O mais importante é evitar que a exposição ao mesmo seja prolongada a ponto de queimar a pele. (Faço a ressalva que o estudo foi feito na Noruega).

É difícil fazer previsões, especialmente sobre o futuro.

Esta é uma frase do famoso técnico de beisebol Yogi Berra, citada pelo autor Nassim Taleb para explicar por que a maioria das previsões são furadas. Nas eleições americanas deste ano, trataram Donald Trump como uma piada de mal gosto, e agora ele é o favorito à indicação republicana. Mas o comportamento da direita de tratá-lo como salvador me parece ingênuo. Se previsões sobre o futuro são extremamente difíceis, aquelas que envolvem política mais ainda, simplesmente pelo fato de que políticos não são confiáveis.

Se um político descobrir que há canibais entre seus eleitores, ele prometeria missionários para o jantar.

E esta citação do grande H. L. Mencken deveria nos deixar alertas para motivos ulteriores do Donald Trump, pois é bem sabido que ele foi democrata por décadas, além de ser um amigo íntimo do casal Clinton. Seria sua campanha um favor aos mesmos, para retirar outros adversários do caminho da Hillary? Isto não seria inéditos, pois Theodore Roosevelt já concorreu pelo Partido Progressista com o objetivo de eleger Woodrow Wilson (s0b cuja presidência o monstro da ilha Jekyll foi sancionado) e impedir W. H. Taft de se reeleger.

Isto me leva a um dos melhores artigos que li este ano (quiçá o melhor), Os Campos de Extermínio do Século XXI. O autor começa falando sobre suas visita a um museu da guerra no Camboja, onde o regime de Pol Pot exterminou cerca 30% da população com sua insanidade comunista (usar óculos era punido com a morte).

As maravilhas do comunismo cambojano

E do mesmo modo, a China maoísta, a URSS stalinista mataram parcelas enorme de suas populações em seus estados totalitários. Mas isto não significa que nossos tempos são maravilhosos, nossa sociedade democrática também falhou. Nossa sociedade não desnutre e assassina corpos, ela faz isto com almas, com o espírito.

Você, à direita

 

 

Temos abundância material, uma rede de segurança inimaginável há pouco tempo, conforto etc., mas não temos (ou poucos de nós têm) algo fundamental: Propósito. Como Frost diz: “Por que matar pessoas, quando você pode persuadi-las a se matarem?”

Há uma guerra contra a masculinidade, apenas pare para observar o quanto homens são retratados como bufões sem direção na produção cultural ocidental (Homer Simpson é o arquétipo mor desta tendência). Há uma grande parte de fatores fisiológicos e ambientais na queda da testosterona ao longo dos últimos anos, mas começo a crer que fatores puramente mentais têm uma grande influência nisto também. Sem entrar em detalhes, o livro que estou lendo, Como Evitar Preocupações e Começar a Viver, de Dale Carnegie, conta várias anedotas impressionantes de mudanças em vidas, baseadas puramente em mudanças de padrões mentais.

No campo digamos, nutricional, os maiores ataques vêm na forma da exaltação à soja, um tipo de feijão com propriedades estrogênicas, chegando a causar meninas de tão poucos quantos 3 anos a menstruar. Em um estudo com placebos comparando a proteína do soro de leite com a de soja, não houve diferenças nos níveis de estradiol, mas os que consumiram soja tinham menos testosterona e mais cortisol que os demais. Mesmo culturas que tradicionalmente consomem soja, como a japonesa, o fazem após um elaborado processo de fermentação, que como dito no começo desta postagem, traz diversos benefícios para os alimentos.

Eu acredito que o reverso da moeda da soja é a demonização do tabaco. Além da postagem que eu traduzi, nunca vi artigos em português falando sobre os diversos benefícios dele à saúde. A nicotina inibe a quebra de dopamina e serotonina, protege contra o Alzheimer e Parkinson, melhora a acuidade mental, e pode até prevenir ataques cardíacos e melhorar a performance atlética, pois promove a criação de vasos sanguíneos alternativos.

Mas para desfazer quaisquer confusões, isto não é um apoio aos cigarros comuns, pois eles têm diversos outros componentes viciantes adicionados ao produto, suspeito que de tabaco mesmo haja muito pouco, pois cheiram completamente diferente de charutos por exemplo.

E se você ainda duvida que haja uma guerra contra a masculinidade, leia este artigo, que fala sobre um homem preso por… ser forte demais.

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Miscelânea e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Pensamentos Aleatórios 6

  1. azothefesus disse:

    Já disse e repito: este molde de pensamentos aleatórios é fantástico.

    Pena que não consigo me adaptar e usufruir de tamanha ideia. Vou tentar qualquer dia, rs.

    • Daniel Castro disse:

      Azoth,

      eu, da minha parte, preferia ter a sua capacidade de escrever textos maiores. Aos poucos vou desenvolvendo isto… Enquanto esse molde é muito interessante para trazer informações condensadas, acaba pecando um pouco pela superficialidade. De todo modo, vou continuar, pois ele está agradando.

      Daniel.

  2. Pingback: Pensamentos Aleatórios 7 | Nuvem de giz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s