Como ter uma pele radiante e saudável

por Mark Sisson, o original está aqui.

Tradução e adaptação por Daniel Castro.

Vamos falar um pouco sobre uma pele com brilho, cor , claridade e tom hoje. Parece um anúncio comercial sobre beleza? Bem, talvez pudesse ser, mas a única coisa que você terá de “comprar” será um estilo de vida primal.

Este estilo é interessante para vários aspectos do bem estar: envelhecimento saudável, prevenção de doenças e terapia, saúde física, saúde sexual, e bem estar mental. Mas e se ele te ajudasse com a sua beleza também? Não há necessidade de se sentir subitamente culpado ou vão. (Nós não nos sentimos.) Nós sabemos que você está neste estilo pela saúde, e nós também. Considere a beleza a cereja do bolo. É duvidoso que algum de nós vá estar na capa de alguma revista de modo (mas quem sabe?). Ainda assim, quem não quer uma melhora extra e natural?

Então, o que pode ser feito para ter um brilho natural na pele?

Vantagem Anti-Inflamatória

Acne, psoríase, eczema, rosácea. Condições comuns na pela muitas vezes com a origem ou exacerbadas pela inflamação. Sim, sabemos da dieta Perricone, e o conceito por trás dela é bem simples: redução da inflamação sistêmica combate as condições inflamatórias que afetam a pele. Uma dieta anti-inflamatória? Soa familiar? Somos favoráveis a que pessoas aprendam a evitar inflamações, mas simplesmente não vemos isto como uma prescrição “secreta”. Uma dieta low-carb, rica em ácidos graxos ômega-3 pode minimizar a inflamação e maximizar a saúde da pele. Em relação ao envelhecimento de modo geral, a inflamação também tem um papel principal. Ao longo do tempo, a inflamação quebra o colágeno, o que causa a perda de elasticidade da pele, que envelhece prematuramente.

Menos Toxinas

Com sempre, quanto menos coisas “ruins” seu corpo tem de combater, mais saudável ele será. (NT.: Na verdade as coisas não são tão simples, a hormese pode deixar o corpo mais saudável). Mais sobre inflamação: ela é uma resposta imune natural ao que o corpo percebe como um ataque, incluindo o de invasores como poluentes comuns, pesticidas, e mesmo aditivos em comidas. Muitas vezes (especialmente em crianças), problemas de pele como o eczema têm origem em alergias desconhecidas a aditivos como corantes artificiais assim como com componentes naturais mas perigosos como a caseína e o glúten. Uma pele melhor pode ser tão simples quanto uma dieta mais  “limpa”.

Nutrientes, Nutrientes, e Mais Nutrientes

Um consumo poderoso de antioxidantes ajuda a combater os radicais livres. Para nossos propósitos, pesquisas sugerem que uma dieta rica em nutrientes (e suplementação sábia) literalmente alimenta a pele por dentro. E quais são alguns dos nutrientes chaves para uma pele bonita e saudável? Tente as vitaminas A, C, E, e o complexo B também, assim como nutrientes como zinco, ácido lipoico, DMAE, Coenzima Q10, e (de novo) ômega-3s. As vitaminas C e E são conhecidas por oferecer proteção contra o sol e reduzir os danos de queimaduras solares. A vitamina C, DMAE e o ácido lipoico ajudam a proteger a pele dos radicais livres criados pela exposição excessiva ao sol, poluentes, e outros estresses. Outras como a vitamina A e o zinco ajudam a regular a produção de sebo na pele, para que ela fique macia e flexível sem ficar oleosa demais.

Equilíbrio Hormonal

Como qualquer um que já sofreu com um desequilíbrio hormonal (ou já foi adolescente) sabe, as variações da produção hormonal podem causar devastação em sua pele. E não são só os velhos hormônios sexuais que importam. Problemas no sistema endócrino causados por diversos problemas médicos podem afetar a saúde da pele. Um desequilíbrio hormonal pode resultar desde uma pele seca, quebradiça e envelhecida ( como pode acontecer com o hipotireoidismo) até uma sobre oleosidade do sebo natural (como na Síndrome do Ovário Policístico). (Demais de algo bom, nem sempre é bom.) O The Primal Blueprint, como já dissemos antes, trabalha com o funcionamento evolucionário para promover um equilíbrio hormonal consistente – desde a insulina ao hormônio T3. Para aquele com diagnósticos mais sérios de tais desequilíbrios, tratamentos médicos criativos e inteligentes (com um programa individualizado de mudanças de estilo de vida e terapias alternativas em conjunto com remédios convencionais) podem fazer uma diferença enorme – para a saúde de sua pele e saúde de modo geral.

Para completar, tenha uma boa noite de sono. Como poderíamos falar de uma ótima pele sem mencionar o conselho clássico da vovó? Para finalizar, uma redução diária do estresse também ajuda.

Anúncios
Esse post foi publicado em Nutrição, Saúde e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s