Você quase certamente tem deficiência de vitamina D

Por Roosh V. O original está aqui.

Tradução Daniel Castro

sunbathing

Nas duas últimas décadas tem havido uma cruzada da indústria dermatológica para fazê-lo ter medo do sol, não muito diferente de como a mulher moderna é instruída a ter medo de homens heterossexuais. Este movimento envergonhador nos tornou aversos a receber a luz solar tão crítica para a saúde ideal.

O problema em sua percepção da vitamina D começa com o nome: ela não é só uma vitamina mas um hormônio sintetizado e ativado em diversas localidades de seu corpo. A ciência ainda não foi capaz de declarar um veredito firme de todos os efeitos e funções da vitamina D, o que significa que você não achará guias definitivos de quanto dela você precisa por dia, seja por suplementação ou pelo sol. Isto deixa muitos de nós no escuro sobre as consequências quando não conseguimos o suficiente dela.

Aqui estão as alegações que os governos europeu, americano e canadense permitem nos rótulos de suplementos de vitamina D:

  • normaliza a função do sistema imune
  • normaliza a resposta inflamatória
  • normaliza a função muscular
  • risco reduzido de quedas em pessoas com mais de 60 anos de idade
  • pode reduzir o risco de osteoporose

Novas pesquisas revelaram benefícios adicionais para a mente:

Todos tecidos do corpo têm receptores de vitamina D, incluindo o cérebro, coração, músculos e sistema imune, o que significa que a vitamina D é necessária em todos os níveis do funcionamento corporal.

[…]

O Transtorno Afetivo Sazonal [Seasonal Affective Disorder (SAD, na sigla em inglês)], uma desordem de humor com sintomas depressivos, ocorre durante tempos escuros do anos com relativamente pouca luz solar, coincidindo com uma queda nos níveis de vitamina D no corpo. Diversos estudos sugeriram que os sintomas da SAD podem ser devidos a níveis diferentes de vitamina D3, o que pode afetar os níveis de serotonina no cérebro.

Se você sente-se mais para baixo no inverno na Europa, onde ninguém recebe um raio de sol forte por meses seguidos, isto é provavelmente causado por uma deficiência de vitamina D, especialmente se você não beber mais que oito copos de leite por dia:

Comidas fortificadas provêm a maior parte da vitamina D na dieta americana. Por exemplo, quase todo o leite americano é fortificado com 100 UIs/copo. (No Canadá, o leite é fortificado por lei com de 35 a 40 UIs/100 mL, assim como a margarina com 530 UIs/100 g.) Nos anos 1930, um programa de fortificação do leite foi implementado nos Estados Unidos para combater o raquitismo, então um grande problema de saúde pública. Outros laticínios como queijo e sorvete geralmente não são fortificados. Cereais matinais prontos para comer muitas vezes contém vitaminda D adicionada, assim como algumas marcas de suco de laranja, iogurte, margarina e outros produtos alimentícios.

Aqui vai um vídeo informativo da University Of California que explica a importância da vitamina D e o quanto de luz solar você realmente precisa (em inglês):

Eu comecei a suplementar com 2.000 UI’s em dezembro de 2014 para combater meu desânimo e letargia geral. Dentro de quatro dias, meu ânimo melhorou e ganhei mais vigor ao andar. Mais de dois meses depois meu ânimo continua normal (não estou pulando nas paredes mas estou com o ânimo como o que tenho no verão). Eu também não tive resfriados nesses inverno, enquanto que no anterior fiquei doente mais de três vezes.

A deficiência em vitamina D deficiency é muito séria mas poucas pessoas sequer sabem que ela existe:

Estudos demonstraram que se você aumentar seus níveis de vitamina D status, você reduzirá o risco de câncer colorretal, de próstata, e diversos outros cânceres mortais de 30 a 50%.

[…]

Um dos estudos do Dr. Holick demonstrou que voluntários saudáveis tomando 2.000 UIs de vitamina D por dia por alguns meses regularam 291 genes diferentes que controlam até 80 processos metabólicos diferentes, desde a melhora do reparo de DNA até efeitos na auto-oxidação (oxidação que ocorre na presença de oxigênio e/ou radiação ultravioleta, o que tem implicações para o processo de envelhecimento e câncer, por exemplo), melhora no sistema imune e muitos outros processos biológicos.

[…]

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel semelhante a hormônios, o que significa que o corpo age como uma “pia” ao coletá-la. Se você estiver com sobrepeso ou obeso, vai precisar de mais vitamina D do que uma pessoa mais magra — e o mesmo se aplica a pessoas mais pesadas devido à massa muscular.

Eu aconselhei minha irmã a suplementar com vitamina D (ela está tomando 2.000 UI’s por dia), e ela se sentiu melhor em menos de uma semana. Se você puder se suplementar com somente uma vitaminda, eu estou convencido de a D é a melhor escolha.

Eu planejo reduzir minha dosagem para 1.000 UI’s por dia no verão como margem de segurança, e fazer esforços maiores para tomar pelo menos 15 minutos de sol diretamente por dia, além de em meu rosto e antebraços. Enquanto eu não sou muito fã de suplementos ou medicamentos para prevenir problemas de saúde que poderei sofrei daqui a décadas, eu vejo o valor que a vitamina D está fazendo a minha qualidade de vida melhor, especialmente durante os meses de inverno.

Breve comentário do tradutor: O autor deste artigo vive na Europa, que certamente recebe bem menos luz solar do que o Brasil. Esta é uma bênção que todos nós devemos aproveitar, tomar sol é muito gostoso, além de benéfico para a saúde. Sugiro que a suplementação seja um recurso de último caso, para aqueles que realmente não têm boas opções para tomar sol regularmente.

Esse post foi publicado em Saúde e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

