Dieta paleolitica para atletas

por Felix Olschewskis O original está aqui.

Tradução: Daniel Castro

Paleo für Sportler

Atletas muitas vezes tem necessidades especiais em suas dietas. Eles gastam mais energia do que pessoas menos ativas e precisam de uma maior performance, portanto a alimentação é muito importante para eles. Baseados em interpretações incorretas muitos atletas têm reservas sobre a dieta paleolítica. Mas essas reservas são infundadas. Neste artigo veremos como a dieta paleo pode ser adequada para atletas.

A dieta paleolítica é adequada para atletas?

Esta pergunta é melhor respondida por uma contra-pergunta: Porque a dieta paleo não seria adequada para atletas?

As preocupações mais comuns seriam que um alto consumo de carboidratos seria algo contrário à dieta paleolítica. Mas o caso não é este. A interpretação majoritária quanto à alimentação paleolítica foca na qualidade. Isto significa: A quantidade e a proporção dos níveis de macronutrientes (proteína, gordura e carboidrato) são flexíveis e de livre escolha. A dieta paleo não é a dieta Low Carb.

Neste sentido a dieta paleo não é diferente das demais, exceto que ela propõe o consumo de comida de verdade, de alta qualidade e fresca.

Além disso, uma dieta Paleo com bastantes carboidratos é não apenas possível, mas também fácil de ser implementada. Bananas, arroz e batatas são carboidratos seguros, sem efeitos colaterais sobre a saúde. E quem tiver desconfianças com batatas, pode comer batatas doces.

Mais Poder à Paleo

Por mais que pensemos em comer paleoliticamente, não devemos nos esquecer de focar na qualidade: Quem come muitos legumes frescos e variados, ingere uma grande quantidade de micronutrientes valiosos. Vitaminas e sais minerais são indispensáveis para o funcionamento ideal do corpo.

O Urgeschmack então recomenda que você coma muitos vegetais frescos e produtos animais provenientes de animais bem tratados. Quem para de consumir as maiores fontes de anti-nutrientes (NT.: o glúten é talvez o anti-nutriente mais conhecido), estabelece as bases para um funcionamento ideal do corpo.

Paleo para Atletas (em potencial)

Não seriam 100g de carboidratos por dia muito pouco para atletas? É verdade que a dieta Paleo geralmente resulta em um consumo muito menor de carboidratos do que a dieta ocidental média com abundância de grãos e açúcar. Isto explica porque alguns atletas pensam que não podem obter energia suficiente com esta dieta.

Já esclarecemos que a dieta Paleo não necessariamente é low-carb. Agora resta a pergunta de quanto de carboidratos é necessário para atletas.

Isto dependerá da intensidade, volume e frequência de sua atividade. A resposta é, portanto: Depende! Atletas podem utilizar carboidratos melhor, e têm mais vantagens metabólicas do que pessoas que vivem sedentariamente. Isto os permite consumir quantidades maiores de carboidratos com menos problemas.

Quem dedica suas atenções a um esporte, logo vai saber qual a quantidade ideal para si. Regra geral: Carboidratos são essenciais somente para atividades de alta intensiadade como musculação, tiros e similares.

No entanto é possível ganhar massa muscular sem consumir carboidratos. Mas isto é necessário?

Paleo para ganho de massa muscular

Para quem quer construir músculos, a prioridade é proteína. Todos devem consumir suas necessidades diárias. Para a construção de músculos, mais do que a necessidade diária deve ser consumida. Mas isto varia de pessoa para pessoa. Quando alguém pergunta isto a dez fisiculturistas, ele recebe onze respostas diferentes. As pessoas são diferentes e portanto têm capacidades diferentes de utilizar proteínas para estimular a construção e regeneração muscular.

De acordo com o estado atual da ciência, não existem preocupações com o consumo exagerado de proteínas. Em caso de dúvida você pode comer mais do que a suposta quantidade ideal.

E não somente a quantidade, mas também a qualidade desempenha um papel aqui. Muitos fisiculturistas adotam fortemente o soro de leite (Whey Protein) e o consomem em sua forma isolada e pulverizada. Mas mesmo sem este tipo de suplemento alimentar, é possível construir bastante músculo. Carne, peixe e ovos são fontes naturais de proteínas de alta qualidade, e oferecem diversos outros nutrientes.

Conclusão: A Paleo é adequada para atletas?

A resposta é: Sim, totalmente claro. Não somente isto: A dieta da idade da pedra é adequada para praticamente todo ser humano. O foco dela é na qualidade dos alimentos. E todo ser humano se beneficia de alimentos de qualidade.

Quanto carboidrato, proteína ou gordura atletas necessitam para um desempenho ideal dependem da intensidade, volume e frequência de seu esporte, e naturalmente varia de indivíduo para indivíduo. Como regra básica: O corpo precisa de mais carboidratos para esforços intensos, e de gordura para esportes de resistência. A proteína é necessária para todo tipo de construção de tecidos, não só para os músculos. Estas são regras básicas que simplificam bastante.

Deste modo, como com todos os outros problemas relacionados à dieta, é necessário testar seu corpo regularmente para determinar qual é o seu nível ideal de consumo dos macronutrientes.

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