Pensamentos Aleatórios 4

por Daniel Castro, leia a parte 3 aqui.

Este mês eu decidi por em prática um plano antigo para limitar meu acesso à internet: Agora não uso mais um smartphone e sim um daqueles Nokia bem antigos. Isto, somado à ausência de bons livros novos em português e inglês me levou a ocupar meu tempo livre com releituras de (trechos de) bons livros que possuo, mas que o constante uso da internet me “impedia” de reler. E quantas surpresas boas eu tive, relembrando várias pérolas e pedaços de sabedoria! Vejamos:

Uma das releituras mais recentes foi a do livro Paleo Manifesto, que resenhei brevemente aqui. A geofagia, prática de comer terra, é algo que parece bizarro para nós hoje em dia, mas era muito interessante devido às propriedades adsorventes da terra. Sim, adsorventes, e não absorventes. A adsorção é a capacidade de “absorver” elementos sólidos, e portanto pode ser eficaz para combater coisas como venenos e impurezas. No livro é citada a prática de nobres medievais de comer tabletes de argila como proteção como envenenamento. Certamente algo para pensarmos e sairmos um pouco do conhecimento convencional.

Outra das partes interessantes era sobre a grande quantidade de regras religiosas abraâmicas sobre a pureza. Em uma era onde acreditar em micróbios seria atestado de loucura, as regras de isolamento de coisas infectadas eram heurísticas extremamente eficientes para minimizar a transmissão de doenças. Os diversos tabus alimentares tinham uma base poderosa nessas heurísticas, pois geralmente animais que se alimentavam de animais pestilentos tinham uma uma função muito melhor como limpadores de pragas do que teriam como comida (por exemplo, gatos são muito mais valiosos caçando ratos infectados do que como espetinhos).

Outro dos livros sujeitos à releitura foi a Autobiografia de Malcolm X (infelizmente não achei o pdf, a versão em inglês pode ser comprada aqui). Malcolm X foi um pequeno vendedor de drogas, ladrão e arrombador de casas, que depois se tornou muçulmano e racista radical, além de… um dos homens mais impressionantes e admiráveis da história. Agora, isto não parece fazer muito sentido (ainda mais para um anarcocapitalista como eu dizer), mas as qualidades dele são impressionantes: Uma honestidade e coragem intelectuais fora do comum, que permitiram que ele mudasse sua vida, que denunciasse o líder da Nação do Islã por pregar algo (restrição sexual, enquanto assediava suas secretárias) e fazer diferente (Quando consideramos que este líder era quase que a encarnação de Deus para Malcolm, a sua coragem se torna ainda mais admirável); uma curiosidade e capacidade de ler livros extraordinária; ética de vida; valorização do tempo; e trabalho em prol da recuperação de muitos negros presos e drogados, entre outras. A partir do entendimento destas características podemos entender o fascínio que este homem causa até hoje, 50 anos após sua morte.

Uma das frases que mais ficou impressa em minha mente, desde a primeira vez que a li, foi (em tradução livre): “Toda a mulher gosta de ser mimada o suficiente para que saiba que você gosta dela, mas não mais do que isso.” Aí estava um homem que realmente entendia as mulheres. Outras citações, não necessariamente presentes no livro: “O futuro pertence àqueles que se preparam hoje para ele.” “As pessoas não compreendem como toda a vida de um homem pode ser mudada por um único livro.” “Se você não está pronto para morrer por ela, coloque a palavra “liberdade” fora do seu vocabulário” “Seja pacífico, seja cortês, obedeça às leis, respeite a todos; mas se alguém colocar as mãos em você, mande-o para o cemitério”. “Toda vez que você notar que alguém tem mais sucesso do que você, eles estão fazendo algo que você não está.”

A dieta paleo está vencendo (ainda que aos poucos), simplesmente porque é a melhor dieta para a saúde. Seus resultados falam por si sós. Mas os adversários da verdade sempre se agarram aos mais variados tipos de bobagens. Por exemplo, uma colega me chamou a atenção para esta reportagem. Vou limitar-me a dizer que é uma bobagem sair de que precisamos de glicose no metabolismo para que necessitamos de glicose na dieta. O corpo humano tem a capacidade de produzir a glicose tanto a partir de proteínas quanto de gorduras. O Paleo Diário publicou uma respota mais detalhada em resposta à reportagem, aqui.

Um dos sinais mais claros de decadência de uma civilização é querer tornar homens e mulheres “iguais” uns aos outros. Outro é um sentimento de total repúdio (retórico) à violência. Para entender porque, leia este texto, do Jack Donovan.

Se você ainda não leu um dos textos clássicos sobre musculação, O Ferro, de Henry Rollins, clique no link e leia a adaptação que o Haichenk fez para ele. Não é exagero dizer que este texto pode mudar vidas.

Ainda neste tema de musculação, eu gostaria de chamar a atenção para a tradução/adaptação que o Hércules fez de um dos textos do John Doe. Eu mesmo já linkei para o site do John Doe no passado, e apesar de por enquanto preferir não traduzir seus textos, os recomendo fortemente.

Por hoje é só, mas em breve, a terceira parte da tradução da Dieta do Predador Alfa.

Anúncios
Esse post foi publicado em Miscelânea e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Pensamentos Aleatórios 4

  1. Daniel, descobri seu blog recentemente e já virei fã. Graças a ele conheci o blog do Ludvig, outro que passei a acompanhar. Como suas postagens são bem fora do consenso cultural (o que é ótimo!) será que não vale aí um post sobre smart drugs e novas abordagens de se aumentar o quociente de inteligência? Acho que você tem o feeling. Abraços.

    • Daniel Castro disse:

      Marcus,

      Obrigado pelo feedback positivo. Minha experiência com “smart drugs” se limita ao uso do suplemento Cannibal Genius, do Jamie Lewis (Chaos and Pain), que é excelente. Foi com o uso dele que comecei a pegar o ritmo de traduzir textos por 3, 4 horas sem parar.
      Infelizmente nunca fui a fundo nessa área, mas outros bloggers respeitados (boldanddetermined.com e goodlookingloser.com) recomendam muito o “Kratom” para estes fins. Se você fuçar o dangerandplay.com e o freedomtwentyfive.com (edit.: este último mudou para thumotic.com) também vai achar coisas neste sentido.
      Caso eu venha a entender mais desta área, farei um post, mas por enquanto vou ficar devendo.

      Daniel.

  2. Pingback: Pensamentos Aleatórios 5 | Nuvem de giz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s