Pensamentos Aleatórios 3

por Daniel Castro

Leia a também parte 2. Algum tempo atrás eu postei sobre banhos gelados e seus benefícios, mas comecei aos poucos a abandonar a prática. É interessante notar que à medida que me foco novamente nos aspectos positivos deles, e desfoco do desconforto inicial, consigo retomar a prática com muito mais facilidade, mesmo no frio de julho. Tenho tomado mais banhos gelados este mês do que tomei no calor de março.

A internet tem a capacidade maravilhosa de nos dar informações à vontade, mas essa capacidade pode se tornar um vício tão perigoso quanto vícios químicos se não tomarmos cuidado. O que é uma bênção às vezes se torna uma maldição disfarçada.

Recentemente li Ética a Nicômaco, de Aristóteles,  e atualmente estou lendo as Meditações, de Marco Aurélio. Embora ambos tenham bastante sabedoria contida em suas páginas, o estilo de escrita deles é horrível, e eles fazem Nietzsche parecer claro e direto em comparação. Ainda bem que para aqueles sem uma grande paciência muita gente já transformou o conhecimento dos antigos em algo mais palatável a nossos gostos literários.

Um de meus amigos recentemente me chamou a atenção para uma descoberta de uma alga que supostamente tem o gosto de bacon e é mais saudável que kale (uma planta da família do repolho e da couve-flor). Isto é magnífico, mas ainda assim o bacon é superior, pois além de obviamente ter gosto de bacon, é três vezes mais saudável que o kale.

Essa semana conheci dois novos sites interessantes. O primeiro é o novo blog do Hércules, mais uma grande adição aos blogs de motivação pessoal. Ele ainda tem poucos posts, mas vejo grande potencial nele, pois o autor estuda gigantes com Harry Browne e Jamie Lewis, que por sua vez têm filosofias de vida baseadas no desenvolvimento pessoal, e são totalmente avessos ao vitimismo que assola nossa sociedade atual.

O outro é o blog do professor Aldolfo Neto, que me chamou a atenção após um post onde ele cita Nassim Taleb, autor do fantástico livro Antifrágil. Bem, o Adolfo é um corredor, e deste modo muitos de seus posts não terão muito interesse para praticantes de musculação pesada, mas em seus posts sobre nutrição há muito conhecimento que vale a pena adquirir.

Falando em Taleb, comecei a reler seu livro supracitado, e mesmo ainda lembrando da densidade do mesmo, estou me espantando novamente com sua qualidade. Por exemplo: “Minha ideia do moderno sábio estoico é aquele que transforma medo em prudência, dor em informações, erros em iniciação, e desejo em compromisso. (Itálico de Taleb, negrito meu). Isto é extremamente bonito e profundo, e só mais uma amostra da fonte quase inesgotável de sabedoria do iconoclasta libanês.

Outra ideia muito interessante é a do compromisso doxástico: Devemos assumir um compromisso de seguir aquilo em que acreditamos, ou seja colocar nosso dinheiro junto a nosso discurso.

Por último, eu fico cada vez mais fascinado com a (aparente) aleatoriedade das respostas femininas aos avanços amorosos masculinos. Em um dia saímos bem arrumados, de alto astral, e por aí vai… e não conseguimos nada. Em outro, saímos mal humorados, desarrumados, sem intenção nenhuma de procurar algo… e aí parece que as mulheres ficam atraídas. Bem, talvez isto tenha a ver com feromônios, vai saber…

As diferenças de comportamento são tão grandes que deve ser necessária muita energia para que alguém consiga manter a dissonância cognitiva chamada “feminismo”, que tenta transformar mulheres excelentes em homens medíocres. Uma pena…

Mais pensamentos aleatórios na próxima sexta, se deus quiser!

Anúncios
Esse post foi publicado em Miscelânea e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s