Pensamentos Aleatórios 1

por Daniel Castro

Meu colega HaiChenk recentemente me chamou a atenção para os benefícios da canela no controle da sensibilidade à insulina. Decidi então traduzir este texto para o português. E qual não foi minha surpresa ao divulgá-lo na comunidade do Facebook Paleo Descomplicado. O moderador Francisco Silva chamou minha atenção para a existência de dois tipos de canela diferentes, uma delas, falsa. A nutrição é um campo muito mais vasto que parece.

Por falar nisto, até hoje são descobertos novos processos fisiológicos no corpo humano. A descoberta da leptina, um importante hormônio que regula a fome (sinalizando a este o quanto de gordura temos armazenada), foi feita em 1994.

Nestas horas em que somos lembrados de nossa eterna ignorância, podemos sentir uma vontade de desistir disto tudo. Como podemos criar uma teoria e prática nutricionais consistentes se há tantas informações que ignoramos? Bem, é aí que as heurísticas entram em ação.

As heurísticas são regras fáceis, de baixo custo mental para serem usadas, e mesmo que às vezes imperfeitas, vantajosas. Por exemplo, sabemos que aranhas pequenas são extremamente venenosas, e usar a heurística “fugir como um louco se visualizar um aranha marrom” pode nos poupar de um encontro muito doloroso. No caso da alimentação, “comer somente coisas que existiam na roça da vovó” é uma heurística excelente, e deve ser usada por quem não quer gastar horas entendo processo fisiológicos obscuros.

Uma heurística muito usada no campo amoroso por homens e mulheres é a da atenção. Mesmo que subconscientemente, registramos o fato de o quanto as pessoas procuram nossa atenção, e concluímos que se essa procura for exagerada, provavelmente aquela pessoa não vale a pena.

Nos últimos anos eu sofri bastante com um certo vício em internet, dormindo tarde e alternando episódios de insônia com hipersônia. Neste último final de semana passei ambos os dias tomando muito sol, e durante esta semana venho acordando bem mais cedo e com bastante mais facilidade. Enquanto não pesquiso mais sobre a regulação do ciclo circadiano que o a exposição ao Sol proporciona, irei usar a heurística “Expor-me muito à luz, e ficar ao ar livre de dia, expor pouco à luz à noite” o máximo possível. Nós evoluímos deste modo, e a noção de que devemos esconder do Sol e usar protetores solares é risível.

Arnold, The Education of a Bodybuilder é um livro bom, mas muito superestimado. Enquanto que seus relatos de como ele fugiu do exército para perseguir seu sonho de ser o maior fisiculturista da história são inspiradores, ele não fala sobre a questão óbvia dos esteroides anabolizantes. Como John Doe explica a reposição hormonal em mulheres menopausais é quase que automática, mas a reposição de testosterona é quase que anátema na grande mídia e nos consultórios médicos. É por isto que o site do John Doe é muito mais importante para o homem médio do que o livro do Arnold, ele fala a verdade. Ele fala sobre ciclos para iniciantes aqui.

Falando nisto, Jamie Lewis é, de longe, o melhor blogger sobre musculação. Após um hiato de quase dois meses, ele escreveu mais dois artigos excelentes. Em resumo, não tenha medo de gordura saturada nem de sal.

“Se você não está pronto para morrer por ela, coloque a palavra liberdade fora do seu vocabulário.” Malcolm X. A autobiografia de Malcolm X foi talvez o segundo melhor livro que li em 2014 (de um total de 57), atrás somente de Armas, Germes e Aço (mais sobre este em alguns dias). Enquanto podemos dizer que ele era um homem não entendia nada de economia, e consequentemente talvez não entendesse muito de liberdade, podemos dizer também que ele era um homem, algo raro em seu tempo, e ainda mais raro hoje em dia.

“The reader must come armed , in a serious state of intellectual readiness. This is not easy because he comes to the text alone. In reading, one’s responses are isolated, one’sintellect thrown back on its own resourses. To be confronted by the cold abstractions of printed sentences is to look upon language bare, without the assistance of either beauty or community. Thus, reading is by its nature a serious business. It is also, of course, an essentially rational activity.” Neil Postman. Basicamente Postman fala que em uma leitura temos de fazer uma avaliação independente do que está escrito, ou seja, pensar. Talvez seja por isso que o nosso povo preguiçoso adore tanto o entretenimento vazio da TV, e é por isto que você deveria jogar a sua fora.

O blogger Azoth Efesus escreveu um texto interessante sobre nosso comportamento com as pessoas que nos afligem. Às vezes sinto como se minha personalidade estivesse se separando entre duas entidades opostas, a mais antiga que segue as recomendações dele, e uma nova que tende a desprezá-la. Mais interessante ainda é que eu li três livros em sequência que tratam de certo modo sobre duplas personalidades: Clube da Luta, O Duplo, e Mais Esperto que o Diabo. Este último me decepcionou um tanto, o Pense e Enriqueça é muito superior. Já O Duplo é excelente, ainda melhor que as obras primas Crime e Castigo, e Os Irmãos Karamázov.

Por fim, passei algum tempo procurando sobre artigos falando sobre as causas de pedras nos rins e não consegui muita coisa. Dois amigos meus as tiveram bem novos (23 e 30 anos se não me engano), então o assunto é bem importante. Quando já havia esquecido este tema, vi este belo artigo no site PaleoDiário.

Então, por hoje é só, mas na próxima sexta tem mais, até lá aproveitem os links.

Anúncios
Esse post foi publicado em Miscelânea e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para Pensamentos Aleatórios 1

  1. Slaine disse:

    Gostei do blog, não conheço muito (pra não dizer nada)sobre dieta paleolítica, vou seguir

  2. Pingback: Pensamentos aleatórios 2 | Nuvem de giz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s