Use a canela para aumentar sua sensibilidade à insulina

Use Cinnamon to Improve Insulin Sensitivity

A canela não só é gostosa, mas ela aumenta a sensibilidade à insulina…

Enquanto muitos de nós pensamos em coisas como canela, cúrcuma, pimenta em pedaços, e gengibre como meros temperos, eles têm seus usos medicinais. De fato, as estruturas moleculares de diversas drogas são baseadas em substâncias naturais.

A canela é um exemplo de tempero do cotidiano que tem uma quantidade impressionante de benefícios, principalmente devido a uma substância que ela contém, chamada de “cinamaldeído“– a molécula que dá o gosto e cheiro característicos à canela (e quanto mais doce e pungente for a canela, mais ela contém cinamaldeído).

O cinamaldeído pode fazer coisas divertidas como acabar com o mau hálito  e repelir insetos, mas seu valor é muito maior do que isto. 

Foi demonstrado que ela tem uma grande variedade de benefícios à saúde, incluindo propriedades anti-cancerígenas, a redução do LDL (“colesterol ruim”), e o potencial de combater o início da doença de Alzheimer, mas neste artigo eu quero focar em um benefício em particular que tem impacto direto em seu físico.

Este benefício tem a ver com a sensibilidade à insulina.

O que é a sensibilidade à insulina, e como a canela a afeta?

Quando você come, seu corpo a digere em várias substâncias, uma das quais é a glicose, ou o açúcar do sangue.

Seu pâncreas libera o hormônio insulina em seu sangue, que diz ao seu fígado, músculos e tecido adiposo para retirar a glicose do sangue e guardá-la. Seu fígado e músculo a guardam na forma de glicogênio, e seu tecido adiposo na forma de triglicérides. O armazenamento de glicogênio expande o tamanho de suas células musculares, e o armazenamento de triglicérides expandes as células adiposas.

Bem, em humanos saudáveis, as células são sensíveis à insulina. Isto é, elas respondem apropriadamente à insulina ao retirar a glicose que a insulina está tentando retirar de sua corrente sanguínea.

Quanto mais sensíveis suas células forem à insulina, melhor elas responderão à sua presença no seu sangue. Conforme a sensibilidade à insulina aumenta, seu corpo precisa produzir menos insulina para “convencer” suas células a absorver a glicose, e ele consegue isto mais rapidamente. Isto é algo bom, e ajuda a manter o corpo com pouca gordura e saudável.

Conforme as células se tornam resistentes à insulina, porém, elas deixam de responder à insulina do modo que deveriam. O corpo deve então produzir mais insulina para forçar as células a agirem, e a insulina acaba ficando por mais tempo no sangue para fazer com que as células peguem a glicose. Isto é algo ruim, e leva ao ganho de peso (especialmente na região abdominal), mais riscos de doenças cardiovasculares, sonolência, hipertensão arterial, e outras coisas.

(Como uma nota, a diabetes tipo 2 é uma doenças onde as suas células se tornaram muito resistentes à insulina e seu corpo simplesmente não consegue produzi-la em quantidades suficientes para fazê-las responderem corretamente. Então, os diabéticos devem injetar insulina quando eles comem para que suas células aceitem a glicose. (NT.: na verdade a injeção de insulina é eficiente na diabetes tipo 1, onde o paciente é incapaz de produzir a insulina por si só. O tratamento mais eficiente para a diabetes tipo 2 é uma redução drástica do consumo de carboidratos))

Bem, como o título do artigo diz, a canela aumenta a sensibilidade à insulina.

Em um estudo conduzido com 60 pessoas com diabetes tipo 2, a ingestão diária de 1, 3, e 6 gramas de canela ao dia por 40 dias diminuiu os níveis de glicose no sangue de 18 a 29% (significando que as células estavam respondendo melhor à insulina). O grupo comendo 6 gramas por dia teve uma redução significativa em apenas 20 dias.

Estes efeitos também foram verificados em adultos saudáveis, com a dose efetiva sendo de 3 gramas por dia. Para uma ideia dessas doses, uma colher de chá de canela contém aproximadamente 3 gramas.

Então, assim como a stevia, a canela é um dos pequenos doces da natureza que melhoram sua saúde. Coma uma colher de chá por dia para melhorar sua sensibilidade à insulina, o que irá te ajudar a ficar magro e saudável.

Anúncios
Esse post foi publicado em Nutrição, Saúde e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Use a canela para aumentar sua sensibilidade à insulina

  1. Pingback: Pensamentos Aleatórios 1 | Nuvem de giz

  2. Pingback: Não existe algo como “caldos demais” | Nuvem de giz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s