Eu sou um ectomorpo hardgainer, e Stuart McRobert e um bando de outros zés bucetas dizem que não posso levantar pesado ou ficar grande! Whaaaaaa!

por Jamie Lewis, o original está aqui.

Tradução: Daniel Castro

Sabe o quê? Vai se foder. Eu garanto agora que nenhum de vocês, EU QUERO DIZER VOCÊS, leram o livro detalhando os vários somatotipos, e quase todo mundo se classificou como Mesomorfo, Ectomorfo ou Endomorpo. Eu também chutaria que se vocês lêem revistas de fisiculturismo, vocês acharão que são endo ou ectomorfo, uma vez que a as revistas dizem que somente um par de pessoas no mundo são abençoadas o bastante para serem mesomorfas. Bem, vocês estão errados. Sabe como eu sei? Eu li os livros, fdps. Deixem-me alimentá-lo, bebês pássaros. Somatotipos foi a criação do cérebro de um psicólogo chamado William Sheldon, que originalmente começou seu estudo de tipos corporais como parte de um estudo dos atributos físicos e psicológicos de criminosos. Este se transformou em um projeto massivo que culminou em seu livro “Atlas of Men”, que ele publicou em 1954. Sheldon publicou o livro para promover o método pelo qual as pessoas poderiam diferenciar entre os diferentes tipos de corpos, como uma alternativa ao IMC.(1) Para atingir este objetivo, Sheldon estudou e diligentemente catalogou 46.000 homens, proporcionalmente representativos da mistura étnica dos EUA da época. 13.000 eram de 31 universidades diferentes, 12.000 vieram de várias agências sociais, industriais e militares da época da Segunda Guerra Mundial, 9.000 eram pacientes de hospitais, e o restante eram homens de 30 anos ou mais que eram voluntários aleatórios. (2) É importante notar que todos os homens nunca haviam treinado fisicamente, ou estavam há um bom tempo sem treino.
Ectomorfo, ou um homem ambiguamente gay? A ciência diz que é este.

Sheldon então desenvolveu um sistema único com três dígitos pelo qual cada pessoa era classificada pelas suas características endomórficas, mesomórficas, e ectomórficas, dando um de 88 identificadores somatotípicos aos quais ele deu nome de acordo com os atributos físicos. Um nível 1 significava que a pessoa não demonstrava nenhuma das tendências daquele somatotipo, e um 7 que ela estava totalmente nele. Então, Stuart McRobert convenceu você que você é um “hardgainer”? Ou um gordão ou um magricela praticamente sem esperanças na academia? Bem, você está em uma minoria bem pequena. 3 homens a cada 10.000 são mesomorfos puros (o tipo mais comum dos três básicos!), enquanto 2 em 10.000 são ectomorfos puros, e 1 em 10.000 é um endomorfo puro.(3) Como diabos os livros Beyond Brawn venderam tanto? VOCÊ NÃO ESTÁ AMALDIÇOADO. VOCÊ É SÓ UM ZÉ BUCETA PREGUIÇOSO.


Os tipos mais comuns de somatotipos são 4-4-3, 3-4-4, e 3-5-3, com 60, 57, e 56 em 1000, respectivamente, e todo somatotipo com um frequência acima de 34 em 1000 tem um 4 ou 5 para o mesomorfismo, o que significa que praticamente todo mundo pode conseguir uma quantidade decente de músculos.(4) Semelhantemente, suas chances de ser um 6 ou 7 em cada somatotipo são de 33/1000 para endomorfia, 70/1000 mesomorfia, e 41/1000 para ectomorfia. Então,é muito mais provável que você seja mesomorfo que qualquer outra coisa. Mas espere, há mais! VOCÊ PODE MUDAR SEU SOMATOTIPO. Sheldon não explica como, mas ele detalha como verdadeiros ectomorfos (Varetas Ambulantes) mudam de atores coadjuvantes da Lista de Schindler para Vespas, com uma caixa torácica maior e com mais músculos, ao longo do tempo.(5) Isto condiz com minha própria experiência, e com a experiência de muitas pessoas que eu conheço, que começaram “skinny-fat” (NT.: pessoas com pouco peso e volume mas um alto percentual de gordura), ou gordas, ou magricelas, e agora estão gigantes e muito definidas.

Não é que ele tenha sorte genética- é que ele se esforça muito na academia e na mesa de refeições.
Sheldon atribuiu muitas tendências psicológicas ridículas a cada tipo corporal, e agora serve de piada na comunidade da psicologia como resultado. Ele também era um famoso numismata, mas aparentemente usou seu conhecimento para roubar muitas moedas raras, então ele é um pária nesse campo também.(6) Então o que aprendemos? SOMATOTIPOS SÃO MERDA DE CAVALO. Seu real potencial genético depende de uma variedade de fatores, indo da hereditariedade a dieta e a estilos de treino. A dependência moderna de produtos agrícolas degradou a forma humana consideravelmente, de tal modo que os humanos só agora estão recuperando a altura que tinham os Cro-Magnons. (7) Sabe como isso soa para mim? Treine como uma animal e como como um Neanderthal, e você vai acabar tendo o corpo de um deles.
Sem piedade dos fracos.

Sheldon, William. Atlas of Men: A Guide for Somatotyping the Adult Male at All Ages. New York: Gramercy Publishing Company, 1954. P. 3.

P. 11.

P. 30.

Ibid.

Pp. 38, 136.

“William Herbert Sheldon”, http://en.wikipedia.org/wiki/William_Herbert_Sheldon. Accessed 2/11/2009.

Eaton, S. Boyd, and Marjorie Shostak. The Paleolithic Prescription: A Program of Diet and Exercise and Design for Living. New York: Harper and Row, 1988. P. 72

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