3 Motivos pelos quais você deve tomar banhos gelados

por Daniel de Freitas Castro

1. São saudáveis

a)Banhos gelados melhoram a circulação, pois a retirada de calor promovida pela água força seu corpo a gastar mais energia para aquecê-lo. Uma vez que você estará aumentando a quantidade de energia gasta, também precisará respirar mais profundamente para usar o oxigênio na queima desta energia. Outro benefício é a melhora da circulação linfática, e consequente aumento da eficiência imunológica.

b)Um ponto controverso é o aumento de testosterona. Embora existam estudos indicando uma queda na testosterona após banhos gelados, por outro lado banhos quentes são reconhecidamente danosos aos testículos. Por outro lado, o estudo acima demonstra um aumento dos níveis de hormônio luteinizante, ligado à fertilidade.

c) banhos gelados melhoram a aparência da pele e do cabelo, pois tem o efeito de fechar os poros, evitando o acúmulo de sujeira. Uma técnica interessante é usar água quente para abrir os poros e limpá-los, seguindo com a água gelada para fechá-los.

d) Aumenta a acuidade mental. Talvez devido ao supracitado efeito de melhorar a circulação sanguínea, banhos gelados aumentam a prontidão e a velocidade mentais. E sem o gosto horrível do café.

e) Pode combater a depressão: Embora a pesquisa aqui ainda seja incipiente, existem pesquisas demonstrando que banhos gelados podem ter efeitos antidepressivos.

Outros benefícios incluem perda de peso e aumento de níveis de hormônios importantes.

Aumentando a testosterona duplamente

2. São econômicos

Além de obviamente você não gastar energia elétrica com o chuveiro, que, aliás, é responsável por um dos maiores gastos de energia em qualquer casa, você irá provavelmente gastar menos água também. Enquanto um banho quente é confortável e pode nos fazer gastar até meia hora nele, um banho gelado fica cada vez mais desconfortável à medida que o tempo passa.

O que, por sua vez, nos leva a economia ainda mais importante que a de água ou energia: a economia de tempo. Um banho de apenas 5 minutos é mais que suficiente para a limpeza corporal, geralmente gastamos mais tempo apenas por costume ou hábito. Pense em quanto você poderá fazer em um ano com 25 minutos a mais por dia, todos os dias. Você poderia dormir um pouco mais, deixando de ficar cansado e improdutivo durante o dia, poderia ler aquele livro que está pegando poeira na estante, ou começar qualquer projeto para o qual você “gostaria de fazer, mas não tem tempo”.

3. São virtuosos

A vida moderna é extremamente fácil, se comparada à vida de nossos antepassados. Não precisamos mais andar para quase nada, pois temos carros, ônibus, elevadores etc.. Temos uma quantidade enorme de conhecimento à disposição, bastando ter uma conexão com a internet. Não precisamos matar nosso alimento, basta irmos ao supermercado e escolhermos o que mais nos interessar. Eu espero que você tenha entendido, e o ponto é que todas essas conveniências tornaram o homem moderno preguiçoso e indolente. Banhos gelados são uma excelente ferramenta para reverter tais efeitos negativos da civilização, e te transformar em uma pessoa mais resoluta, com uma melhor ética de trabalho e determinada. Porque se você conseguir sempre aderir fielmente ao banho gelado tendo a opção do banho quente à disposição, você provavelmente conseguirá manter-se fiel a qualquer outra resolução que você tenha feito.

Por outro lado, povos antigos tinham uma vida bem mais dura, e usavam banhos gelados como meio de fortalecimento não somente físico, mas também de caráter. De todos os povos, foram os espartanos quem pensavam que a água morna era para os fracos, e que a água fria os condicionava a estarem saudáveis, fortes e aptos à batalha. Outros povos que têm o costume de tomar banhos gelados são os russos, finlandeses e japoneses. O que somente prova novamente o ponto que fiz acima.

Espartanos eram sempre viris, exceto quando próximos de garotos de 9 anos

Conclusão:

Banhos gelados não são nada fáceis de aderir, mas os inúmeros benefícios fazem valer a pena. É certo que a adesão imediata e incondicional é muito difícil, por isso recomendo a técnica da ambientação progressiva. O que você deve fazer é ir acostumando o corpo aos poucos, a cada dia que passa diminuindo um pouco a temperatura da água, ou prolongando seu tempo de exposição à água um pouco mais fria do que no dia anterior.

Atualização 17/07/2017: Mais um excelente artigo sobre o tema aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para 3 Motivos pelos quais você deve tomar banhos gelados

  1. Pingback: Como se tornar uma máquina de ímpeto: Combine princípio psicológicos poderosos para melhorar a motivação, construir autoestima, e ser um vencedor | Nuvem de giz

  2. Caio disse:

    Eu sou o contrário, tomo banho quente mais rápido, porque passo mais de uma hora tomando coragem pra entrar na água gelada, enquanto o chuveiro está ligado (gastando mais água). Dói muito quando a água bate em mim, e faço isso todos os dias…

  3. Daniel Castro disse:

    Sim, dói muito no começo, mas só assim para acostumarmos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s